Fonte da Fotografia: Miles Davis Photo Archives
📫 Quando estava à frente do restaurante Eleven Madison Park, em Nova Iorque, Will Guidara leu uma crítica num jornal que afirmava que “o espaço precisava de um pouco de Miles Davis”.
Intrigado, Guidara resolveu estudar o trabalho do trompetista e compositor, ouvindo os seus álbuns e lendo tudo o que encontrava sobre o seu processo criativo.
Em conjunto com a equipa, elaborou uma lista de onze expressões que definiam o universo musical de Miles Davis.
Uma delas, “reinvenção radical”, traduzia a capacidade de desafiar paradigmas a cada novo disco, e viria ser uma das características definidoras do restaurante1.
Uma marca de óculos que encontra a sua personalidade nos cadernos de Jack Kerouac, um restaurante que define a sua identidade a partir da música de Miles Davis… A inspiração pode vir dos sítios mais inesperados.
E agora os temas deste mês, vamos a isto!
Histórias de Atenção
Lancei este mês a série “Histórias de Atenção”, uma coleção de quatro entrevistas a profissionais de diferentes áreas. As duas entrevistas já publicadas, com o enólogo Hamilton Reis e a artista Graça Paz, são testemunhos fascinantes da importância da atenção em contexto de trabalho. As próximas saem já no início de dezembro!
Pausa para criar
No dia 14 de dezembro, vou estar com a Patrícia Gonçalves, da Ramos Cerâmica, numa experiência única que combina arte e reflexão. Em vez do tradicional jantar de Natal, organizámos um workshop perfeito para criar, desconectar e conversar sobre os nossos hobbies: O que nos impede de lhes dedicar tempo? Porque são importantes para a nossa atenção e saúde mental? Junta-te a um pequeno grupo de pessoas cheias de vontade de sujar as mãos e de fazer da criatividade um hábito. Há descontos para quem trouxer amigos, mas os lugares são limitados!
Adição à distração
Num workshop que dinamizei em novembro, veio várias vezes à conversa o termo “adição” para descrever a nossa relação com o telemóvel. No brilhante ensaio “The State of Culture 2024”,
explica porque é que as grandes empresas tecnológicas fizeram da adição o seu modelo de negócio e qual o impacto no nosso cérebro.Filmes e cadernos
Acabámos cá em casa de ver a série The Offer, que conta (e romantiza) a história por detrás do filme The Godfather. Fiquei com vontade de recuperar um vídeo antiquíssimo em que o realizador Francis Ford Coppola mostra o caderno de anotações que utilizou para preparar o filme. São 10 minutos de puro deleite para quem gosta de história do cinema, de escrita, de cadernos, de anotações e da voz de Coppola.
📌 Ver o vídeo (10 min)
A tua opinião
A newsletter Yellow Pad está quase a fazer 4 anos, por isso pareceu-me que seria uma boa altura para fazer um balanço e pedir feedback aos leitores. Quer tenhas acabado de chegar ou leias regularmente, gostava muito de saber a tua opinião.
Estas foram algumas das ideias que passaram pelos meus cadernos ao longo deste mês e que escolhi partilhar contigo.
Fica à vontade para enviar esta edição a quem quiseres.
Se este e-mail te foi reencaminhado e gostavas de passar a receber a newsletter todos os meses, basta subscrever.
Até dezembro! 👋
Guerra e Paz | Fnac | Almedina | Bertrand | Wook
Para oferecer o livro a clientes ou colaboradores, fala comigo.
A história é contada pelo próprio no livro Unreasonable Hospitality.