“Dona Romã Cheia de Raiva” uma criação da minha amiga Catarina Machado
📫 Tínhamos ido jantar em família. A experiência tinha sido agradável, mas provavelmente não estaria a mencioná-la hoje se não fosse pelo último detalhe.
No final da refeição, juntamente com um pratinho de chocolates, veio também uma mini-bandeja de metal com o que pareciam ser três comprimidos brancos.
Rebuçados, pensei. Por cima deles foi então vertido um líquido verde, e começaram a crescer como pequenas torres brancas. Eram toalhitas para limparmos as mãos.
No livro “A Day at El Bulli” (que, infelizmente, não foi onde jantámos), o mítico chef Ferran Adrià coloca a brincadeira entre uma lista de técnicas criativas para gerar pratos que, além de satisfazerem o palato, proporcionam estimulação intelectual - seja porque confundem expectativas, como no caso dos nossos “comprimidos”, porque trazem de volta uma memória de infância, porque fazem rir ou porque convidam à participação.
Fazer do trabalho um jogo pode ser um caminho para experiências de flow. Nos teus projetos criativos, onde podes adicionar um elemento de brincadeira?
E agora os temas deste mês, vamos a isto!
Mitos do multitasking
Este mês saiu um artigo que fui convidada a escrever para a plataforma de saúde e bem-estar Simply Flow, da apresentadora Fátima Lopes. Aproveitei a oportunidade para refletir sobre alguns dos principais mitos em torno do multitasking.
Uma grande novidade para o início de 2025: no dia 23 de janeiro, às 18h30, vou estar na Fnac do Colombo a conversar com o José Maria Pimentel (economista, professor e apresentador do podcast 45 Graus) sobre Atenção e Pensamento Crítico, com moderação do Luís Rosário. A entrada é livre, e gostava muito de te ver por lá!
Lista de enviesamentos
Tendemos a achar que os clientes não gostam de esperar, mas em certas operações online o caso parece mudar de figura: num conjunto de experiências com sites de encontros e marcações de viagens, as pessoas interpretavam a espera como sinal de esforço e atribuíam maior valor ao serviço. O efeito, a que os investigadores chamaram “ilusão de trabalho”, é apenas um dos vários enviesamentos cognitivos a que estamos sujeitos. O Decision Lab reuniu muitos outros numa lista considerável.
Perspectivas de carreira
Para quem se interessa pelo tema da relação com o trabalho, o discurso de Jerry Seinfeld na cerimónia de graduação da Duke University deste ano dá pano para mangas. Um dos conselhos que deu, “prestem atenção”, fez-me lembrar outro discurso de graduação que releio frequentemente (e que inclusive citei no meu livro): o de David Foster Wallace em 2005.
Arte na parentalidade
Depois de enviar a newsletter de novembro, em que falava de Francis Ford Coppola, lembrei-me de um texto do
em que a dada altura Eleanor Coppola é citada comparando o ritual do marido para “entrar no trabalho” com a experiência de uma mulher da sua geração a tentar fazer os avanços criativos possíveis no tempo que tivesse disponível. Mais um exemplo de criatividade nos intervalos.Estas foram algumas das ideias que passaram pelos meus cadernos ao longo deste mês e que escolhi partilhar contigo.
Fica à vontade para enviar esta edição a quem quiseres.
Se este e-mail te foi reencaminhado e gostavas de passar a receber a newsletter todos os meses, basta subscrever.
Até janeiro! 👋
Gostei muito, Ana. Especialmente dos tópicos Lista de enviesamentos (li a lista completa que não conhecia) e Arte na Parentalidade. Parabéns!