Yellow Pad #44 | agosto 2024
CoComelon, Viagens, Livrarias, Estratégias Criativas e Um convite
Foto de Ron Lach via Pexels
📫 Uma vez por mês, a empresa Moonbug Entertainment, responsável pelo canal de YouTube CoComelon, convida um grupo de crianças para os seus escritórios e conduz uma experiência:
Cada criança é colocada em frente a dois ecrãs, um maior onde vão passando os vídeos do canal, e um mais pequeno, em que se vê uma sequência de cenas banais do dia-a-dia.
Sempre que uma criança desvia o olhar do ecrã maior para o mais pequeno, é feita uma anotação para que a cena seja modificada.
Quando se diz que por detrás dos ecrãs que utilizamos estão centenas de engenheiros a tentar reter a nossa atenção, é disto que se fala1.
E agora os temas deste mês, vamos a isto!
Viagens em família: Alternativas aos ecrãs
Este mês saiu na revista Fugas do jornal Público um texto que escrevi com algumas ideias para ocupar o tempo em família de forma analógica. São sugestões que exploro em maior detalhe no meu livro, Atenção na Era da Distracção.
Mapa de livrarias
Em julho sugeri que fazer visitas regulares a livrarias pode ser uma forma de estimular o gosto pela leitura na infância, por isso resolvi listar três das minhas favoritas para levar crianças. Ao fazê-lo, apercebi-me de que estão algo concentradas geograficamente; consegues adicionar recomendações noutras regiões do país?
Estratégias roubadas
Lembras-te das Estratégias Oblíquas, criadas pelo produtor musical Brian Eno em parceria com o artista Peter Schmidt para estimular a criatividade dos músicos? Inspirado pela ideia, o Austin Kleon criou um conjunto de cartas digitais com sugestões para facilitar a geração de ideias. Basta clicar para baralhar e voltar a dar.
Processos criativos
Se já viste a última temporada da série The Bear e ficaste com vontade de ir ao noma, vale a pena recordar o diário que o chef René Redzepi escreveu em 2013 enquanto lidava com um burnout, e que o ajudou a compreender melhor os processos criativos do seu restaurante.
Um convite
Vou apresentar o meu livro no dia 17 de setembro às 18h00 na Fnac da Avenida de Roma. Se estiveres por Lisboa, gostava muito que viesses!
Estas foram algumas das ideias que passaram pelos meus cadernos ao longo deste mês e que escolhi partilhar contigo.
Fica à vontade para enviar esta edição a quem quiseres.
Se este e-mail te foi reencaminhado e gostavas de passar a receber a newsletter todos os meses, basta subscrever.
Até setembro! 👋
A história é contada pelo New York Times.